Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Comisso Europeia lana o Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015 | Jornal Digital
Multimdia

Desenvolvimento e erradicao da pobreza

Comisso Europeia lana o Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015

2015-05-04 10:32:18

Bruxelas - A Comisso Europeia lanou esta segunda-feira, 4 de Maio, o Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015, que recompensa os melhores trabalhos jornalsticos sobre o tema do desenvolvimento e, em especial, a erradicao da pobreza.

O Comissrio responsvel pela Cooperao Internacional e Desenvolvimento, NevenMimica, declarou que o Ano Europeu para o Desenvolvimento tem por objectivo informar os cidados da UE sobre a cooperao para o desenvolvimento, salientando os resultados que a UE, agindo juntamente com Estados-Membros, alcanou na qualidade de principal doador mundial. Por esta razo, tenho o prazer de lanar o Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali, que ir recompensar alguns dos jornalistas profissionais e amadores mais talentosos que fizeram trabalhos sobre temas ligados ao desenvolvimento e luta contra a pobreza.

O Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali deste ano lanado sob o lema As histrias de hoje podem mudar o nosso amanh. O prmio coincide com o Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015 e surge um dia depois do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Com este prmio, os reprteres e os jornalistas amadores da rea do desenvolvimento tm uma oportunidade nica de mostrar o seu empenhamento na erradicao da pobreza no mundo e de encorajar as pessoas a contribuir para melhorar as condies de vida nas suas prprias comunidades.

Pela primeira vez este ano, o prmio estar aberto aos jornalistas amadores, incluindo bloguistas, que concorrero numa categoria separada. Tal como testemunhado durante a Primavera rabe, o jornalismo amador tem o poder de formar a opinio pblica e influenciar os acontecimentos polticos.

Em muitas regies do mundo, a liberdade de imprensa est comprometida e os jornalistas correm o risco de ser alvo de ataques. A UE est empenhada na liberdade de imprensa e reconhece o importante contributo que os jornalistas, ao denunciarem a injustia e o sofrimento, podem dar mudana.

O Prmio de Jornalismo Lorenzo Natali ser atribudo a um jornalista amador e a um jornalista profissional provenientes de cinco regies: Europa, frica, Mdio Oriente e mundo rabe, Amrica Latina e Carabas e, por ltimo, sia e Pacfico. Cada vencedor receber um trofu, bem como um prmio monetrio no valor de 5000 euros.

Um Grande Jri independente avaliar tambm todos os vencedores regionais tendo em vista a atribuio do Grande Prmio, no valor adicional de 5000 euros. Os vencedores sero revelados e homenageados numa cerimnia de entrega dos prmios, que ser realizada em Bruxelas, em Dezembro de 2015.

Criado em 1992 pela Comisso Europeia, o Prmio Lorenzo Natali atribudo em memria de Lorenzo Natali, antigo Comissrio para o desenvolvimento e acrrimo defensor da liberdade de expresso, da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento. O prmio representa uma oportunidade de ilustrar o poder das grandes histrias para mudar o mundo.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
  Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
  Parlamento Europeu promove seminário para jornalistas sobre questões europeias
  Madeira: 9 partidos e 3 coligações entregaram listas
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  Colunista do «The New York Times» faleceu na redacção do jornal
  RTP: Sindicato de Jornalistas contesta possibilidade de redução de trabalhadores
  Conselho de Administração da RTP vai apresentar demissão
  Morreu o jornalista Luís Ochôa
  As palavras do ano nos meios de comunicação social portugueses
  STJ recebe terceiro pedido de «habeas corpus» para Sócrates
  ERC alarga consulta pública sobre definição dos novos media

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais