Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Cabo Verde: Eleies autrquicas entre 17 de Junho e 15 de Julho | Jornal Digital
Lusofonia

Primeiro-ministro reune-se com partidos polticos

Cabo Verde: Eleies autrquicas entre 17 de Junho e 15 de Julho

2012-04-05 11:58:29

Praia Quatro partidos polticos cabo-verdianos (PAICV, MpD, UCID e PTS) sugeriram esta quarta-feira, 4 de Abril, ao primeiro-ministro, Jos Maria Neves, a marcao das prximas eleies autrquicas entre 17 de Junho e 15 de Julho.

Essas eleies devero ocorrer nesse perodo, tendo em conta que a mais recente votao para as eleies municipais em Cabo Verde aconteceu a 18 de Maio de 2008, mas a ltima Cmara empossada foi a da Praia (capital) a 17 de Junho, pelo que a votao tem de ser marcada quatro anos depois e 30 dias antes ou depois dessa data.

As eleies autrquicas tm de ser convocadas com 70 dias de antecedncia por diploma publicado no Boletim Oficial (BO), o que significa que j no se podem realizar em Maio.

O facto do primeiro-ministro s ter comeado a ouvir esta quarta-feira os representantes dos partidos polticos demonstra que as autrquicas s podem ser marcadas nesse perodo.

O Secretrio-Geral do Partido Africano para a Independncia de Cabo Verde (PAICV), Armindo Maurcio, sugeriu ao primeiro-ministro que as eleies autrquicas se realizem o mais tardar at ao dia 15 de Julho.

Em declaraes imprensa aps o encontro, Armindo Maurcio justificou a sugesto dizendo que o pas vai entrar num perodo de festas juninas que so muito comemoradas pelos cabo-verdianos.

Maurcio disse ainda que o seu partido no tem uma preferncia especfica para a data da realizao das prximas eleies autrquicas, mas sugeriu que fosse depois do dia 5 de Julho (data em que se comemora a independncia nacional), a fim de permitir que a campanha seja feita num perodo de estabilidade emocional de menos festa e de mais reflexo.

Proposta quase idntica teve o Presidente do Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS), Joo do Rosrio, que sugeriu entre 8 e 15 de Julho para a realizao das prximas eleies autrquicas para no afectar as festas juninas.

O vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, disse que o seu partido prefere que as eleies autrquicas se realizem a 17 de Junho.

O dirigente do MpD informou aos jornalistas que a sugesto do seu partido foi no sentido de ser qualquer data, desde que no coincida com as festas juninas, sobretudo as de So Joo, que so uma referncia nas ilhas de Santo Anto, Brava e So Vicente.

Segundo Correia e Silva, durante o perodo das festas juninas as pessoas estaro com ateno virada para outros interesses que no sejam de ndole poltico.

Questionado se a data de 15 de Julho no seria ideal, o vice-presidente do principal partido da oposio afirmou que seria alongar de mais o perodo para a marcao das eleies autrquicas.

A mesma proposta tem o lder da Unio Cabo-Verdiana Independente e Democrtica (UCID), Antnio Monteiro, que defendeu que se no for possvel realizar as eleies a 17 de Junho, ento que seja 1 de Julho.

Exclumos o dia 24 de Junho, tendo em conta a festa de So Joo, com tradio muito forte em Cabo Verde, sublinhou Antnio Monteiro.

s eleies autrquicas de 2012 concorrem o PAICV, em todos os 22 municpios do pas, MpD, em 20, com apoio a duas candidaturas independentes no Sal e em So Filipe, e a UCID em cinco municpios.

Alm dos candidatos apoiados pelos partidos polticos, as sextas eleies municipais em Cabo Verde contam ainda com a concorrncia de vrias candidaturas independentes.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: Presidente da ANP vítima de lesão no tendão de Aquiles
  Tribunal Militar Superior manda reabrir processo contra Zamora Induta
  Guiné-Bissau: População de Varela ameaça boicotar reunião com empresa Poto
  Guiné-Bissau: Simões Pereira e Botche Candé regressam ao parlamento
  Guiné-Bissau: Novo programa do Governo é quase idêntico ao que foi aprovado em 2014
  Guiné-Bissau: Governo pretende elaborar orçamentos realistas
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Guiné-Bissau: Sedja Mam suspendeu debate radiofónico na Rádio Difusão Nacional
  Três pessoas encontradas mortas numa residência em Bissau
  Guiné-Bissau: Democracia africana deve ser encarada como uma oportunidade para o desenvolvimento
  Guiné-Bissau: Mais de 300 mil crianças estão a ser vacinadas contra o sarampo

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais