Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Cabo Verde: Eugénio Veiga «baralha» PAICV em São Filipe | Jornal Digital
Lusofonia

Após apresentar-se como candidato independente

Cabo Verde: Eugénio Veiga «baralha» PAICV em São Filipe

2012-04-02 12:32:16

Praia – O Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, eleito pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) desde 1992, anunciou este fim-de-semana, a sua candidatura como independente a um sexto mandato e ameaça o PAICV, considerado o seu bastião político.

Depois de anunciar que não seria candidato, Eugénio Veiga voltou atrás, abandonando o partido do Governo, do qual era líder no Fogo, apresentando este fim-de-semana a sua candidatura como independente.

A decisão apanhou de surpresa os dirigentes e militantes do PAICV, que nunca acreditaram numa eventual candidatura de Veiga, desde que ameaçou avançar como independente por não concordar com a forma como a Comissão Regional do PAICV escolheu o novo candidato à Câmara Municipal de São Filipe, que o desafiou como independente nas anteriores eleições autárquicas.

O Presidente do partido e primeiro-ministro, José Maria Neves, disse, na semana passada, não acreditar na candidatura de Eugénio Veiga, com o qual falava com regularidade.

Com a entrada de Eugénio Veiga na corrida à presidência do município de São Filipe, observadores políticos consideram que as contas do PAICV, partido que sempre ganhou as eleições municipais, podem estar baralhadas neste município, visto que depois de cinco mandatos, Veiga criou o seu próprio bastião, particularmente nas zonas rurais.

Com o MpD, na oposição, a procurar destronar o PAICV na única ilha onde nunca ganhou uma eleição em 21 anos de democracia, este partido pode ver o seu eleitorado dividir-se e, desta forma, entregar à oposição uma das mais importantes e estratégicas autarquias do país.

Este espectro da repetição do ocorrido na eleição presidencial de Agosto de 2011, em que se apresentaram dois candidatos da área do PAICV contra apenas um do MpD, paira sobre observadores e simpatizantes do partido.

No entanto, um alto dirigente do PAICV disse à PNN que «no Fogo as pessoas votam no PAICV e não nos candidatos», daí que «Eugénio Veiga poderá ser fortemente surpreendido por pensar que é igual ou superior ao partido», acrescenta a mesma fonte, admitindo que o partido estará unido.

Observadores locais chamaram a atenção para a forte presença de pessoas próximas à oposição na altura em que Eugénio Veiga anunciou a sua decisão.

«Ele pode ter-se deixado levar por muita gente do MpD que quer ver o eleitorado do PAICV dividido, mas que na hora da votação lhe dará as costas», disse um conhecedor da política no Fogo.

Sendo assim, já são conhecidos os três candidatos à quarta mais importante Câmara Municipal do país: Luís Pires, do PAICV, Júlio Andrade, do MpD, e Eugénio Veiga, independente.

As eleições autárquicas devem acontecer no mês de Agosto.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Moçambique estabelece acordo com a Índia para exploração de gás natural
  Brasil: UE solicita constituição de painel da OMC sobre a fiscalidade discriminatória
  Moçambique: CNE dividida declara Nyusi e Frelimo vencedores das eleições Gerais
  Cabo Verde: Presidente do MpD realiza visita de quatro dias a Itália
  Feira Internacional de Cabo Verde decorre de 19 a 23 de Novembro
  Cabo Verde: Campanha de vacinação contra a poliomielite arranca esta sexta-feira
  Guiné-Bissau: UE apoia o Governo com 20 milhões de euros
  Guiné-Bissau: Ramos-Horta pede prudência na reforma do sector de defesa e segurança
  Guiné-Bissau: Deputados discutem projecto lei sobre Regulamento da Disciplina Militar
  Governo de Cabo Verde debate aumento das penas sobre pequena e média criminalidade
  BM reconhece melhoria de Timor-Leste na facilidade de implementação de negócios
  Moçambique assina acordo contra caça furtiva com a África do Sul

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


MultimÉdia
   
ERC debate desafios dos media na era digital
   
Morreu o jornalista Fernando de Sousa
   
Prémio de Jornalismo «Direitos Humanos & Integração» atribuído a 25 de Setembro
Cartoon
Jornal Digital | Notícias em Tempo Real | Desde 1998
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais