Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Cabo Verde: Cidadãos apontam desemprego e criminalidade como principais problemas | Jornal Digital
Lusofonia

Estudo da Afrosondagem

Cabo Verde: Cidadãos apontam desemprego e criminalidade como principais problemas

2012-04-02 10:26:23

Praia – O desemprego e a criminalidade foram apontados pelos cabo-verdianos como sendo os principais problemas de Cabo Verde no quarto estudo da Afrosondagem sobre a qualidade da democracia e governação no país, divulgado na sexta-feira, 30 de Março.

Dos 1208 entrevistados nas ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão e Fogo, 62 por cento afirmaram que o desemprego é o principal problema do país, uma avaliação que se vem repetindo desde 2002, altura em que foi realizado o primeiro estudo.

Em segundo lugar está a criminalidade com 41 por cento de respostas, registando um aumento bastante significativo nos últimos anos, visto que em 2002 era de 10 por cento.

Em relação à criminalidade, avaliada como um indicador à parte, o estudo refere que quase metade da população sente-se insegura ao caminhar no próprio bairro e 35 (por cento) receia ser assaltada em casa, tendo boa parte dos inquiridos (45 por cento) dito que nunca apresentou queixa à polícia por medo de represália.

O sector da electricidade, que na perspectiva dos entrevistados registou uma evolução negativa, (5 por cento em 2002 e 28 por cento em 2011) e o abastecimento de água (24 por cento) são outros problemas que preocupam os cabo-verdianos.

Já a pobreza, que em estudos anteriores aparecia em segundo lugar da lista dos problemas que afligem os cabo-verdianos caiu para o quinto lugar, sendo referenciada por 22 por cento dos inquiridos contra os 35 por cento face à análise de 2008.

Apesar de considerarem que o Governo não tem resolvido satisfatoriamente esses constrangimentos, de uma forma geral os cabo-verdianos consideram positivo o seu desempenho, tendo em conta a actuação noutras áreas.

Por exemplo, ao nível da educação, 73 por cento dos inquiridos dão nota positiva ao Governo, no melhoramento das condições básicas de saúde, 63 por cento, no combate ao HIV/sida, 81 por cento, no empoderamento das mulheres, 63 por cento, a nível das infra-estruturas, 81 por cento e na direcção da economia, 52 por cento.

Este estudo de opinião, realizado pela Afrosondagem, empresa cabo-verdiana de consultoria e especializada em pesquisas de opinião, avaliação de projectos, governação democrática e processamento de dados, tem representatividade a nível nacional, com um intervalo de confiança de 95 por cento e margem de erro de 3 por cento.

Foram inquiridos 1208 cabo-verdianos com idade igual ou superior a 18 anos escolhidos aleatoriamente nas ilhas de Santiago, Fogo, São Vicente e Santo Antão, representando 89 por cento da população.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Brasil: Grupo armado incendeia viaturas de empresa de transportes
  Moçambique: Ataque entre forças do Governo e da Renamo causa dois mortos
  Cabo Verde: Sessão parlamentar de Abril arranca esta quarta-feira
  Brasil: Manifestação em Copacabana causa um morto
  Angola: Eduardo dos Santos nomeia ministros
  Cabo Verde: Taxa de alfabetização atingiu os 87% em 2013
  Angola terá agência de resíduos até 2017
  Moçambique: Sepultadas 11 vítimas do acidente da LAM
  Cabo Verde: Prémio Revelação «Sete Sóis Sete Luas» a 26 de Abril
  Timor-Leste: Xanana Gusmão dirige críticas às Nações Unidas
  Guiné-Bissau: Ramos-Horta continua a defender a formação de um Governo inclusivo
  Guiné-Bissau: PAIGC com margem para governar sem grandes compromissos

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


MultimÉdia
   
Já foram reveladas as nomeações para os Globos de Ouro 2014
   
Prémio Fotojornalismo 2014 Estação Imagem atribuído a «Cegueira Recente»
   
ERC delibera que o espaço do quinto canal permanece reservado
Cartoon
Jornal Digital | Notícias em Tempo Real | Desde 1998
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais