Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Sara Ocidental: Activista dos direitos humanos em greve da fome ilimitada | Jornal Digital
Internacional

Aminetu Haidar, a Gandhi sarau

Sara Ocidental: Activista dos direitos humanos em greve da fome ilimitada

2009-11-27 16:27:05

Lisboa A activista dos direitos humanos sarau, Aminetu Haidar, est em greve da fome ilimitada em Lazarote, Canrias, desde 15 de Novembro aps ter sido expulsa do Sara Ocidental ocupado por Marrocos.

A 13 de Novembro, Aminetu Haidar, 42 anos, ex prisioneira politica e activista dos Direitos Humanos, foi interpelada pelas autoridades marroquinas no aeroporto de El Aaiun depois ter recusado assumir a nacionalidade marroquina quando chegava das Canrias aps uma deslocao a Nova Iorque onde recebera o prmio da Coragem Civil 2009 da fundao John Train.

Detida no aeroporto Aminetu Haidar, conhecida pela Gandhi sarau, foi sujeita a um longo interrogatrio e isolamento sendo de seguida obrigada a embarcar num avio que a conduziu a Lanzarote sem passaporte ou outra documentao.

Segundo Rabat, Aminetu Haidar recusara o respeito das formalidades da polcia chegada ao aeroporto de El Aaiun, entre as quais o preenchimento do formulrio de embarque onde dever estar expresso, como exigem os regulamentos internacionais, informaes sobre a sua identidade, residncia e nacionalidade do viajante as mesmas autoridades indicam que a denominada Aminatu Haidar titular de um passaporte e bilhete de identidade nacional marroquino.

De regresso a Arrecife, Lazarote, perante a recusa de Haidar em sair do avio sem passaporte, foi forada pela polcia espanhola. Segundo o ministro dos negcios estrangeiros espanhol, Miguel ngel Moratinos, Madrid teria facilitado a sua chegada para oferecer-lhe tratamento mdico.

Haidar afirma que a sua expulso foi planeada com antecedncia, e garante dispor de provas, como um carto de embarque para o voo em que foi colocada quando da expulso do Sara Ocidental. A passagem tinha a data original de 21 de Novembro, mas parece ter sido alterado mo para 14 de Novembro.

Entretanto comeam a afluir apoios activista sarau. Se estivesse em Lanzarote, estaria contigo escreveu o prmio Nobel Jos Saramago a Haidar, e acrescenta: Ds um exemplo valioso em que todas as pessoas e todo o mundo se reconhecem. No ponhas em risco a tua vida porque tens pela frente muitas batalhas e para elas s necessria. Os teus amigos, e os amigos do teu povo, defender-te-mos em todos os foros que forem necessrios. A 21 de Novembro cerca de quatro centenas de pessoas manifestaram-se em Lazarote em solidariedade com Haidar que reagiu, via telefone, agradecendo o apoio e informando que nas zonas ocupadas esto mais de 300 mulheres em greve da fome pela mesma causa.

A conhecida activista Aminetu Haidar j recebeu vrios prmios internacionais pela defesa dos direitos humanos no Sara Ocidental: Prmio Robert F. Kennedy 2008 dos Direitos Humanos, Prmio Silver Rose Award 2007 (ustria); 2006 Juan Maria Bandres Human Rights Award (Espanha). Recebeu tambm o prmio Andrei Sakarov Award e o prmio Ginetta Sagan Fund Award de Amnesty International (seco dos EUA).

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  EUA: Escolas reabrem em Los Angeles
  Arábia Saudita lidera coligação de países islâmicos para combate ao terrorismo
  Estado Islâmico dirige-se ao interior da Líbia «por causa do petróleo»
  Mulheres sauditas vão votar pela primeira vez este sábado
  Coreia do Norte: Kim Jong-un confirma que país tem bomba de hidrogénio
  Angela Merkel foi eleita «personalidade do ano» pela revista Time
  EUA: Depois do ataque na Califórnia Obama promete destruir o DAESH
  Egipto: Ataque com cocktails molotov contra discoteca no Cairo faz 16 mortos
  Parlamento alemão aprova participação em operações contra o Estado Islâmico
  EUA: Polícia abate dois alegados autores do tiroteio que fez 14 mortos
  Washington rejeita plano para fechar Guantánamo
  Barcos com cadávares dão à costa do Japão

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais