Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Sara Ocidental: Activista dos direitos humanos em greve da fome ilimitada | Jornal Digital
Internacional

Aminetu Haidar, a «Gandhi» sarauí

Sara Ocidental: Activista dos direitos humanos em greve da fome ilimitada

2009-11-27 16:27:05

Lisboa – A activista dos direitos humanos sarauí, Aminetu Haidar, está em greve da fome ilimitada em Lazarote, Canárias, desde 15 de Novembro após ter sido expulsa do Sara Ocidental ocupado por Marrocos.

A 13 de Novembro, Aminetu Haidar, 42 anos, ex prisioneira politica e activista dos Direitos Humanos, foi interpelada pelas autoridades marroquinas no aeroporto de El Aaiun depois ter recusado assumir a nacionalidade marroquina quando chegava das Canárias após uma deslocação a Nova Iorque onde recebera o prémio da «Coragem Civil 2009» da fundação John Train.

Detida no aeroporto Aminetu Haidar, conhecida pela «Gandhi sarauí», foi sujeita a um longo interrogatório e isolamento sendo de seguida obrigada a embarcar num avião que a conduziu a Lanzarote sem passaporte ou outra documentação.

Segundo Rabat, Aminetu Haidar «recusara o respeito das formalidades da polícia à chegada ao aeroporto de El Aaiun, entre as quais o preenchimento do formulário de embarque onde deverá estar expresso, como exigem os regulamentos internacionais, informações sobre a sua identidade, residência e nacionalidade do viajante» as mesmas autoridades indicam que a «denominada Aminatu Haidar é titular de um passaporte e bilhete de identidade nacional marroquino».

De regresso a Arrecife, Lazarote, perante a recusa de Haidar em sair do avião sem passaporte, foi forçada pela polícia espanhola. Segundo o ministro dos negócios estrangeiros espanhol, Miguel Ángel Moratinos, Madrid teria facilitado «a sua chegada para oferecer-lhe tratamento médico».

Haidar afirma que a sua expulsão foi planeada com antecedência, e garante dispor de provas, como um cartão de embarque para o voo em que foi colocada quando da expulsão do Sara Ocidental. A passagem tinha a data original de 21 de Novembro, mas parece ter sido alterado à mão para 14 de Novembro.

Entretanto começam a afluir apoios à activista sarauí. «Se estivesse em Lanzarote, estaria contigo» escreveu o prémio Nobel José Saramago a Haidar, e acrescenta: Dás um exemplo valioso em que todas as pessoas e todo o mundo se reconhecem. Não ponhas em risco a tua vida porque tens pela frente muitas batalhas e para elas és necessária. Os teus amigos, e os amigos do teu povo, defender-te-mos em todos os foros que forem necessários». A 21 de Novembro cerca de quatro centenas de pessoas manifestaram-se em Lazarote em solidariedade com Haidar que reagiu, via telefone, agradecendo o apoio e informando que «nas zonas ocupadas» estão «mais de 300 mulheres em greve da fome» pela mesma causa.

A conhecida activista Aminetu Haidar já recebeu vários prémios internacionais pela defesa dos direitos humanos no Sara Ocidental: Prémio Robert F. Kennedy 2008 dos Direitos Humanos, Prémio Silver Rose Award 2007 (Áustria); 2006 Juan Maria Bandres Human Rights Award (Espanha). Recebeu também o prémio Andrei Sakarov Award e o prémio Ginetta Sagan Fund Award de Amnesty International (secção dos EUA).

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Estado Islâmico executa 17 pessoas depois de tomar o controlo de Palmyra
  Estado Islâmico assume o controle de Palmyra na Síria
  Chineses acusados de espionagem económica
  Deslizamento de terra na Colômbia provoca 61 mortes
  EUA: Confrontos entre gangs de motards fez 9 mortos e 18 feridos no Texas
  Estado Islâmico envia extremistas para a Europa nos barcos dos refugiados
  Milhares de migrantes abandonados à deriva no mar asiático
  Coreia do Norte executa ministro da Defesa por adormecer em cerimónia
  Nepal: Terra volta a tremer com sismo de magnitude de 7.4
  Cerca de dois mil imigrantes resgatados em dois dias ao largo da Indonésia e Malásia
  Jovem de 19 anos tenta traficar criança dentro de mala
  Israel: Benjamin Netanyahu chega a acordo para formar novo governo

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


MultimÉdia
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
   
Parlamento Europeu promove seminário para jornalistas sobre questões europeias
   
Madeira: 9 partidos e 3 coligações entregaram listas
Cartoon
Jornal Digital | Notícias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais